top of page

Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxico de Pouso Alegre completa 25 anos de atividades

Evento contou com representantes de entidades que trabalham em prol do meio ambiente e agricultura


A Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxico da cidade de Pouso Alegre (MG) celebrou nesta segunda (16/12) seus 25 anos de atividades. Um evento foi realizado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) e contou com a participação de representantes do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Associação dos Bataticultores do Sul do Estado de Minas Gerais (Abasmig) e da Associação Sul Mineira das Empresas Revendedoras de Insumos Agropecuários (Asmeria), Emater e Epamig entidades que contribuem para o sucesso logístico de todas as centrais de Minas.


A Central de Pouso Alegre opera no bairro Algodão e atualmente tem capacidade para recolher 600 toneladas de embalagens de agrotóxicos ao ano.


O evento contou com a presença de Thales Almeida Pereira Fernandes secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, prefeito de Pouso Alegre, Jose Dimas Silva Fonseca, presidente da Câmara Elizelto Guido e prefeitos da região.


Fiscalização

Para proteger a oferta de alimentos com boa qualidade e coibir o uso indiscriminado de agrotóxicos, a legislação do setor regula segmentos importantes que vão do comércio até o destino final das embalagens vazias. O IMA trabalha na fiscalização do comércio de agrotóxicos verificando o cadastro dos produtos à venda, as condições de armazenamento, as embalagens e se a venda foi feita mediante receita agronômica. A fiscalização prossegue nas etapas de transporte, uso e devolução das embalagens vazias desses produtos. Todo agrotóxico ou afim destinado ao uso agrícola ou na proteção de florestas plantadas para ser comercializado, armazenado e utilizado em Minas Gerais deve ser cadastrado no IMA e registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ou Ibama.




Centrais


Minas Gerais possui 11 centrais e mais de 50 pontos de recebimento de embalagens de agrotóxicos em diversas regiões, que recebem os vasilhames de produtores e revendedores. As centrais são responsáveis por encaminhar as embalagens recolhidas para a indústria de aproveitamento e reciclagem. O estado coleta mais de 90% dos recipientes.


Devolução


Para devolver as embalagens vazias, os produtores precisam realizar a lavagem tríplice dos recipientes. Veja todos os passos no site do IMA: http://ima.mg.gov.br/sanidade-vegetal/agrotoxicos#triplice-lavagem


Registro


O registro no IMA é obrigatório para empresas comercial, fabricante, armazenadora e prestadora de serviço de aplicação de agrotóxico. A validade do registro é de três anos. Para realizar o registro, os documentos devem ser entregues no escritório do IMA que atende ao município onde está localizada. Consulte aqui: http://ima.mg.gov.br/sanidade-vegetal/agrotoxicos#registro-de-comercio-fabricante-armazenador-e-prestador-de-servico-de-aplicacao. Para estar apto para comercialização e utilização no estado de Minas Gerais, o agrotóxico precisa ser registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e no IMA, além de passar também por aprovações dos ministérios da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e do Meio Ambiente, por meio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


fonte: Fernando Lima

 
 
 

Comments


bottom of page