HackTown terá fórum dedicado à China e seus caminhos para o futuro; veja nomes confirmados
- TV CULTURA MINEIRA
- Jul 9
- 2 min read
‘China Next’, em parceria com o Ibrachina e o Ibrawork, propõe debates sobre inovação, transformação social e sustentabilidade durante o festival em Santa Rita do Sapucaí (MG).

O HackTown 2025 confirmou a estreia do Fórum China Next, que propõe debates sobre o papel da China como referência de inovação, transformação social e sustentabilidade. A atividade acontece na tarde de sexta-feira, 1º de agosto, durante a 9ª edição do festival, em Santa Rita do Sapucaí (MG), e será realizada em parceria com o Ibrachina e o Ibrawork.
O China Next propõe uma abordagem profunda e multidisciplinar sobre o modelo de desenvolvimento chinês e como ele tem inspirado soluções para desafios globais.
A programação da tarde inclui painéis que discutem desde as Zonas Econômicas Especiais — com foco na inovação social a partir de modelos regionais — até os impactos da saída de mais de 70 milhões de chineses da extrema pobreza, além de debates sobre tecnologias verdes e o avanço da China em soluções sustentáveis para o futuro.
Entre os nomes confirmados está Ale Fu, executiva reconhecida por seu pensamento integrativo. Ela deve trazer reflexões sobre diversidade, dados, tecnologia e sustentabilidade, e como esses elementos se conectam para impulsionar inovação com propósito.
Outro destaque é o médico e professor Li Li Min, neurocientista com PhD pela McGill University e coordenador de inovação do CPDI (Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) do Ibrawork, na Unicamp. Unindo ciência, inteligência artificial e meio ambiente, Li defende que “não faz sentido inovar se não for para melhorar a vida das pessoas”.
O fórum também contará com a presença de Daniel Lau, executivo com trajetória em operações internacionais que somam mais de 15 bilhões de dólares em investimentos. Multilíngue e curador-chefe do IBGC JT China, ele compartilhará experiências diretas entre conselhos brasileiros e líderes corporativos chineses.
Guilherme Hoppe, especialista em ecossistemas de inovação urbana e coordenador do Ibrawork, trará uma perspectiva sobre como os aprendizados da China estão sendo aplicados no Brasil, especialmente na construção de cidades mais inteligentes e humanas.
Comments