top of page

Incêndio atinge a Serra da Pedra Branca, no Sul de MG, e destrói cerca de quatro hectares de vegetação

Equipes dos bombeiros, defesas civis e voluntários enfrentam terreno íngreme e mata fechada entre Conceição das Pedras, Pedralva e Cristina.


Um incêndio que começou na terça-feira (16) na Serra da Pedra Branca, no Sul de Minas, já devastou cerca de quatro hectares de vegetação nativa. O combate às chamas enfrenta dificuldades devido ao terreno íngreme, com mata fechada e de difícil acesso.


As ações contam com o apoio do Corpo de Bombeiros, das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil de Conceição das Pedras, Pedralva e Cristina, além de brigadistas e voluntários da comunidade. Um drone foi empenhado para auxiliar na estratégia de combate.


Segundo os bombeiros, nesta segunda-feira (22), os focos permanecem em áreas de difícil acesso, que exigem aproximadamente uma hora de caminhada até a linha de frente.


"O terreno apresenta forte declividade e mata fechada, fatores que dificultam a progressão das equipes e limitam a comunicação em determinados pontos devido à instabilidade do sinal de internet", explicaram.

Moradores relataram que o incêndio começou após um raio atingir uma fenda na pedra no final da tarde de terça-feira. As chamas rapidamente se espalharam pela vegetação rasteira e chegaram à copa das árvores.


Ainda na quarta-feira (17), antes da chegada de grandes equipes, voluntários iniciaram os primeiros trabalhos de combate.


Na quinta-feira (18), o fogo chegou a ser controlado na região Oeste da serra, mas a operação precisou ser suspensa devido ao anoitecer e à dificuldade de acesso ao local.


As equipes retomaram os trabalhos na manhã de domingo (21) e constataram focos de incêndio em ambos os lados da formação rochosa, usando equipamentos de proteção, enxadas e abafadores para abrir aceiros e limpar trilhas.


Uma reunião realizada nesta segunda-feira (22) entre as prefeituras e as equipes do Corpo de Bombeiros definiu a continuidade das ações de combate com coordenação do CBMMG.


Orientação


O Corpo de Bombeiros reforça a orientação para que a população evite o uso de fogo em áreas rurais neste período de estiagem. O acionamento imediato pelo telefone 193 é fundamental para reduzir os danos ambientais e auxiliar no combate a incêndios florestais.





 
 
 

Comments


bottom of page