Presidente da Câmara se irrita com críticas a viagem a Brasília e faz convite a jornal
- TV CULTURA MINEIRA
- Mar 6
- 2 min read
O presidente da Câmara de Pouso Alegre (MG), o vereador Dr. Edson (Republicanos) se irritou com a crítica que o jornal ‘A Tribuna’ fez à viagem de um grupo de vereadores a Brasília (DF).

O periódico classificou o deslocamento dos parlamentares à capital federal como ‘escandalosa’ e questionou sua real necessidade. Além de Dr. Edson, na comitiva que foi a Brasília, estavam os vereadores Fred Coutinho (Republicanos), Leandro Morais (União) e Odair Quincote (União)
Incomodado com a publicação, que vem fazendo uma cobertura crítica dos trabalhos do legislativo, o parlamentar fez um convite em tom de desafio: “A viagem à Brasília é cansativa, ela é dura. Não tem problema nenhum, na próxima viagem de levar qualquer jornalista que seja para acompanhar e registrar essa viagem. E pode ficar tranquilo que farei, se aceitar o convite, com os meus recursos, mas já adianto, como se diz lá na roça, tem que aguentar o batidão”, pontuou.
A irritação do vereador com a cobertura do jornal ficou evidente no tom mas também no tempo que dedicou a ela no discurso que fez sessão da última semana. Dr. Edson enumerou os compromissos dos parlamentares em Brasília e listou vários argumentos para defender que a viagem à capital federal é cansativa para os vereadores, que teriam viajado de madrugada e passado três dias cumprindo uma pesada agenda de compromissos.
“Cumpríamos nossas agendas e chegávamos ao hotel por volta de nove, às vezes dez horas da noite para no outro dia reiniciar, pra fazer tudo isso que nós fizemos (…) Pra quem não conhece o Senado, pra quem não conhece a Câmara, pra você se deslocar do gabinete de um senador para o outro, de um deputado para o outro, você anda quilômetros”, justificou o parlamentar.
Qual o motivo da viagem?
A Câmara divulgou uma nota após a viagem dos vereadores afirmando que eles tiveram uma “agenda intensa de reuniões com parlamentares e representantes do Senado”. Para a agenda de três dias, a nota cita encontros com a senadora Damares Alves (Republicanos), uma reunião com o diretor da gráfica do Senado, com o senador Cleitinho (Republicanos) e os deputados federais Euclydes Pettersen (Republicanos) e Rafael Simões (União Brasil).
Entre os assuntos discutidos, estariam a destinação de emendas parlamentares, além do lançamento do Estatuto do Idoso e da Pessoa com Deficiência na “Coleção em Miúdos”, série de livros editados pela Escola do Legislativo da Câmara de Pouso Alegre, além da oferta de cursos em mídias sociais pelo Portal Interlegis, do Senado Federal, para “vereadores e servidores de câmaras da região”.
A Câmara não divulgou os gastos com as passagens aéreas e hospedagem dos vereadores, mas, pelo Portal da Transparência, é possível verificar que cada parlamentar recebeu a quantia de R$ 1.044 para os demais custos da viagem. O valor é equivalente a duas diárias e meia, ainda segundo dados do portal.
Comments