top of page

Primavera começa com alerta de tempestade e ventania no Sul de Minas

Virada no tempo é provocada pela chegada de uma frente fria que está sendo impulsionada por um ciclone extratropical no Atlântico Sul.


A primavera começa nesta segunda-feira, às 15h19 e, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os primeiros momentos da nova estação têm alerta de risco de temporais e ventanias em todo Sul de Minas.


Esta situação ocorre porque a virada da estação coincide com a chegada de uma frente fria que está sendo impulsionada por um ciclone extratropical no Atlântico Sul, o que deve trazer instabilidades em várias regiões do país.


Segundo o instituto, no extremo sul da região (veja mapa acima), há risco de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos que podem atingir até 100 km/h. Também há possibilidade de chuva de granizo.


Também há a previsão de queda de até 5ºC nas temperaturas nesta região.


No restante da região, o alerta é amarelo, o que significa que a intensidade da chuva e dos ventos é menor, com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos de 40 km/h a 60 km/h.


O que esperar do tempo na primavera


A combinação do fenômeno La Niña e a atuação das frentes frias fará com que a primavera seja caracterizada por uma dinâmica climática imprevisível, com potencial para grandes variações nas temperaturas e nas condições de precipitação.


No Sul de Minas, a estação deve ser marcada por um cenário de transição climática, com alternância entre calor e quedas de temperatura ocasionais, além de um retorno gradual das chuvas, que deve trazer mais umidade ao campo e aliviar a seca.


A previsão é de temperaturas ligeiramente acima da média, com alguns episódios de calor intenso, típicos da estação.


A chuva, por sua vez, deve ficar dentro da média ou um pouco acima, especialmente nos meses de novembro e dezembro,


Cidades como Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Varginha devem sentir os efeitos da dinâmica climática. Em todas essas localidades, a previsão aponta para temperaturas um pouco acima da média e chuvas dentro da média, com um aumento progressivo no volume de precipitação nas últimas semanas de novembro e no início de dezembro.





Comments


bottom of page