top of page

Veículo oficial de município paulista descarta andarilho em Pouso Alegre 

Carro da Guarda Municipal de Santo Antônio do Pinhal foi flagrado abandonando morador de rua no Centro.

O que muita gente suspeitava, foi confirmado: municípios da região podem estar enviando pessoas em situação de rua para Pouso Alegre. 


Na tarde da última quinta-feira, (13), por volta das 14h30, um veículo oficial da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Pinhal, cidade do interior paulista localizada próximo ao Sul de Minas Carro da Guarda Municipal de Santo Antônio do Pinhal foi flagrado descartando andarilhos em Pouso Alegre, identificado como uma viatura da Guarda Municipal, foi flagrado estacionando em frente ao Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) em Pouso Alegre. Em seguida, o motorista desembarcou um homem de 41 anos, sem bagagem ou documentos pessoais, e deixou o local imediatamente.


Segundo a Prefeitura, a equipe do Centro Pop realizou o acolhimento inicial do homem em vulnerabilidade social e o acompanhou até o posto de atendimento da Polícia Militar. Lá, foi lavrado um Boletim de Ocorrência para registrar o caso. Durante o depoimento, o homem afirmou que foi trazido pela viatura da Guarda Municipal de Santo Antônio do Pinhal/SP, que inicialmente o levaria para a cidade de Itajubá/MG, mas acabou deixando-o na porta do Centro Pop e CEMAPA, em Pouso Alegre. O indivíduo informou ainda que possui residência e familiares na cidade de Três Corações/MG.


A Prefeitura informa ainda que desde o início da ocorrência, mobilizou equipes da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, Superintendência de Defesa Civil e Social, Polícia Militar e Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) para garantir a assistência necessária ao homem. Após os procedimentos iniciais, foi ofertada passagem para que ele retornasse à sua cidade de origem.


A Prefeitura também informou que o caso será encaminhado ao Ministério Público, com o objetivo de evitar que situações semelhantes se repitam. Segundo a administração municipal, relatos como este têm sido recorrentes, o que reforça a necessidade de medidas preventivas mais rígidas.


As equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) estão atuando diariamente nas ruas da cidade realizando abordagens humanizadas e encaminhando os indivíduos para os serviços disponíveis. A Prefeitura reforça que a implantação das câmeras de monitoramento e a criação da Guarda Municipal são iniciativas importantes para inibir práticas como essa, diz a Prefeitura.


Por fim, a administração municipal reafirmou seu compromisso com políticas públicas responsáveis e integradas para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além disso, também convida outras cidades a colaborarem com ações conjuntas que respeitem os direitos dos cidadãos em situação de rua.

Comments


bottom of page