top of page

Inaugurada no Sul de Minas megafábrica da Heineken com investimento bilionário

O grupo holandês Heineken acaba de colocar em operação no Brasil uma de suas fábricas mais modernas no mundo.

ree

Localizada em Passos, no Sul de Minas Gerais, a unidade representa um investimento superior a R$ 2,5 bilhões, um dos maiores do setor de bebidas no país nos últimos anos.


A nova planta começou a funcionar nesta quinta-feira, 6 de novembro, em cerimônia festiva, realizada no final da manhã, que reuniu a cúpula da empresa holandesa no Brasil, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo).


A megafábrica foi construída do zero e tem capacidade para produzir 5 milhões de hectolitros de cerveja anualmente. O empreendimento foi projetado para atender a demanda crescente por bebidas de maior valor agregado, como as cervejas puro malte. A planta vai se concentrar na produção das marcas Heineken e Amstel.


Com uma área equivalente a 140 campos de futebol, a localização estratégia em Passos visa otimizar a distribuição para os principais mercados da região Sudeste. Segundo a empresa, a fábrica foi desenvolvida com foco em sustentabilidade e eficiência.


Tecnologia, sustentabilidade e geração de empregos


A cervejaria opera com energia 100%renovável e possui sistemas avançados de reaproveitamento de água, que podem reduzir o consumo hídrico em até 30% por hectolitro produzido. As caldeiras utilizam biomassa, e todo o efluente gerado é tratado integralmente antes do descarte.


Durante a fase de obras, o projeto gerou aproximadamente 2,2 mil empregos diretos e outros 11 mil indiretos. Atualmente, a operação conta com 350 colaboradores efetivos, sendo que 70% deles são moradores de Passos ou de cidades da região.


Capacitação


Diante do desafio de prover mão de obra farta e qualificada, uma parceria foi firmada entre a Prefeitura de Passos e o Senai-MG para a criação de programas de formação técnica para jovens, incluindo cursos de eletromecânica. Está prevista ainda a instalação de uma unidade permanente do Senai na cidade.


Meio ambiente


Com o projeto de grande porte e o inevitável impacto ambiental, a empresa afirma ter adotado uma série de medidas mitigatórias, que abarcam iniciativas como o Programa Produtor de Águas, além de parcerias com a SOS Mata Atlântica para reflorestamento e com a cooperativa Coocares para a logística reversa de resíduos.


Comments


bottom of page